Encontrei algumas razões que estão logo abaixo:
- ela é ilegal;

- ela tem hoje um nível de THC (princípio psicoativo) até cinco vezes mais alto do que nos anos 60 e 70;

-perda da memória recente. ex: (onde deixei as chaves do carro)
há relatos de aumento na incidência da síndrome do pânico entre usuários de maconha;

- provoca desmotivação, facilitando o abandono dos estudos;

- um cigarro de maconha tem tantos elementos cancerígenos quanto um maço de cigarros comuns;

- fumar maconha ou andar com quem fuma pode significar estar exposto tanto a outras drogas como a problemas escolares, vida sexual precoce, gravidez indesejada e problemas com a lei;

- o uso da maconha pode diminuir os reflexos e provocar visões distorcidas da realidade; prejudica o desempenho nos esportes; diminui a sensação de perigo; aumenta o risco de acidentes; provoca a perda da capacidade de concentração e da memória momentânea;

- adolescentes que se apóiam na maconha deixam de enfrentar as dificuldades normais do crescimento e de aprender as lições emocionais, psicológicas e sociais;

- a droga influencia na atividade cerebral, podendo prejudicar o desenvolvimento do cérebro e do corpo.


-Além destes efeitos que a maconha possui, os que a fumam estão suscetíveis aos mesmos problemas de saúde dos que fumam tabaco, como bronquite, enfisemas e asma. Outros efeitos incluem boca seca, olhos vermelhos, coordenação motora e concentração debilitados.

 O uso prolongado da droga pode aumentar a chance de danos aos pulmões e ao sistema reprodutivo, de acordo com a Agência Americana de Combate às Drogas (DEA - Drug Enforcement Agency). Seu uso também tem sido associado a infartos.
-O debate sobre a intensidade do vício à maconha continua. Estudos, ainda em andamento, mostram os inúmeros sintomas possíveis associados à interrupção do uso da maconha. Estes sintomas quase sempre incluem: irritabilidade, nervosismo, depressão, ansiedade e até raiva. 
Outros sintomas são inquietação, mudanças importantes no apetite, ataques de violência, sono leve ou mesmo insônia. Além destes possíveis efeitos físicos, uma dependência psicológica quase sempre se desenvolve, pois a mente do usuário ambiciona o sentimento de leveza que consegue ao usar a droga.

O uso frequente de maconha antes dos 18 anos causa perdas irreversíveis na inteligência, atenção e memória, dizem cientistas da Universidade de Duke, nos EUA. Pessoas de meia idade que usaram a droga na adolescência têm uma redução média de 8 pontos no teste de QI.

A má notícia é que as perdas nas funções cognitivas não são reversíveis com a interrupção do uso. Por outro lado, pessoas que começaram a fumar após os 18 anos, quando seus cérebros estavam completamente desenvolvidos, não apresentaram sinais de deterioração.


O estudo, publicado no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences, vai ao encontro de outros estudos publicados recentemente que apontam que o uso frequente e pesado de maconha danifica o cérebro.